segunda-feira, novembro 28, 2005

Greve na Escola

Editora FTD. Para pré-adolescentes. Aventuras e descobertas do princípio da adolescência. Que faria você, se sua turma estivesse às vésperas de uma decisão de campeonato de vôlei da escola, e a melhor jogadora fosse suspensa da aula de ginástica (e do jogo)? No livro, as meninas resolveram fazer uma greve. E os meninos ficaram solidários. Só que a greve delas foi atropelada por uma greve dos professores da escola pública, e tudo se confundiu. Acompanhe os lances lendo GREVE NA ESCOLA.

Trecho:

"Depois que todos saíram, não demorou muito e entrou na sala a orientadora da escola. Era uma mulher baixinha, de cabelos grisalhos, que as meninas raramente viam. Chamava D. Alcina e tinha uma cara meio de tia-avó da gente. Veio pisando leve, puxou a cadeira mais para perto das meninas, sentou e começou a falar com uma voz muito mansa:

-Minhas filhas, eu queria ter uma conversa com vocês. Vocês hoje fizeram uma coisa muito feia com a D. Araci. Ela não é boazinha com vocês? Não está ensinando vocês a jogar vôlei, e até preparando um campeonato entre as turmas? Vocês não gostam disso?

- Gostamos - responderam várias vozes.

- E então? Por que fazem uma desobediência, em vez de cooperar com ela?

- Mas nós queremos cooperar! - respondeu uma lá de trás.

Todas as colegas viraram espantadas. Era Isabel que falava. Ela continuou:

- Por isso mesmo é que a gente quer a Sílvia jogando conosto. Pra podermos jogar direito. Ninguém sabe cortar feito ela. Sem ela, a gente afunda nesse campeonato.

Outras vozes concordaram:

- É mesmo, D. Alcina. A gente afunda.

Do outro lado da sala, Beatriz acrescentou:

- As meninas da manhã têm a Dora... Elas vão arrasar a agente!

- Vai ser um arraso! - outras vozes confirmaram.

D. Alcina fez um gesto de acalmar. E continuou com aquela voz de tia-avó:

- Mas então? Por que vocês não treinam bastante em vez de ficarem paradas?

- Sem a Sílvia?! - protestou Isabel.

- Minhas filhas, o que vocês estão querendo é impossível. Sejam razoáveis. A diretora já decidiu que a Sílvia e a Vera estão suspensas do campeonato.

Aí Zulma levantou:

- D. Alcina, a gente agradece muito à senhora, mas nós também já decidimos que sem a Sílvia e a Vera não vamos voltar pra ginástica."

Marcadores:

2 Comentários:

Blogger Marcílio, o gêmeo malvado said...

Ivana,

esse livro é lindo, tnho 30 anos hoje e me lembro com muito carinho da primeira vez que o li...foi meu livro favorito quando criança.

Lembrei dele esses dias e fui procurá-lo, sem sucesso...acabei indo comprar num sebo, e li com uma nstalgia e alegria enormes.

Parabéns e um abraço!

Marcelo Reis Nakashima
mrnakashima@gmail.com

outubro 06, 2009  
Anonymous Vida Maria said...

Eu lembro muito dele. Livro de minha infância. Este livro não teve fim. Aliás, o fim dele foi um recomeço. E por conta disso pergunto-me o que será da Zelinha e de Zulminha hj? Será que terminaram a escola? Formaram-se? Casaram-se? Separaram-se? Tiveram filhos? A história das duas é bastante parecida com as minhas amizades de criança. Até as aventuras...
O livro Greve na Escola foi um dos primeiros livros que eu li. Acho que eu tinha uns 8 anos qnd o li. Foi nas férias. Lembro que eu adorava ler aquela parte em que a Zelinha, à noite, ficava atrás de uma caixa d'agua (acho que é isso) e observava o pessoal da "favela", os meninos brincando... lembro tb quando a Zulma e Zélia foram, escondidas, até uma cachoeira (Sagui, acho). Meu Deus! Que história linda. Gostaria muito que ele voltasse a ser editado. Eu adoraria lê-la para os meus filhos.
Um abraço.

fevereiro 23, 2012  

Postar um comentário

<< Home